terça-feira, 13 de abril de 2010

Estou louca para assistir

Documentário sobre “Cabelo Bom” ganha prêmio em Sundance
Leia mais sobre Cinema, Racismo.
Publicado na Monday, 26 January 2009


Parece que eu não sou a única que acha que é importante falar sobre o cabelo afro e o impacto que as fotos da Shasha e Malia têm na comunidade black americana.

Quando a filha de Chris Rock, Lola, foi pra ele chorando e perguntou “papai, porque eu não tenho cabelo bom?”, o comediante perplexo se comprometeu a procurar nas profundezas da cultura negra e até o fim do mundo quem colocou essa pergunta na cabeça da sua garotinha!

A câmera do diretor Jeff Stilson seguiu o artista e o resultado foi “Good Hair”, umm documentário maravilhosamente revelador e divertido e ainda assim sério sobre a cultura do cabelo afro-americano.

Uma exposição de proporções cômicas, que somente Chris Rock poderia fazer, Good Hair visita salões de beleza e batalhas de estilistas, laboratórios científicos e templos indianos, para explorar a forma como o estilo do cabelo negro impacta as atividades, livros de bolso, relações sexuais e a auto-estima do povo negro.

Celebridades como Ice-T, Kerry Washington, Nia Long, Paul Mooney, Raven Symoné, Maya Angelou, e o Reverendo Al Sharpton, candidamente oferecem suas histórias e observações a Rock, enquanto ele procura uma forma de responder à questão da sua filha.

O que ele descobre é que o cabelo negro é um grande negócio, que nem sempre beneficia a comunidade negra e a a pergunta da pequena Lola pode ser bem maior que a sua capacidade de convencê-la de que o que ela tem na cabeça não é nem um pouco mais importante do que está dentro.

Good Hair (Cabelo Bom) ganhou o prêmio especial de juri para documentário americano, no Sundance Festival 2009.

No filme, a atriz Nia Long diz:



“Somente de ver a foto da família e as filhas com seus cabelos, às vezes, em trancinhas, repercute de uma forma tão forte, pra mim. Eu sinto que, finalmente, nós temos uma imagem que é a mais poderosa do nosso país, que realmente é parte do que eu sou.”