quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cuba: Da paixão à revolta



Eu era uma das aficcionadas por Cuba, aquela história toda de ideologia igualitária me encantava, até que começeei a ler alguns artigos e conversar com algumas pessoas que já estiveram na ilha.

Hoje pela manhã esteva na Companhia quando Lu mostrou um livro que estava lendo "De Cuba com carinho", com postagens do blog Generación Y, escrito pela filósofa cubana Yoani Sánchez. Como nesse mês o Leão me apertou e a grana está bem encolhida, resolvi atualizar meu espanhol e ler as postagens do blog que relata os problemas de um país que eu só conhecia há até pouco tempo a parte boa. Os textos são ilustrados por fotografias e vídeos que nos fornecem a dimensão do problema.

Fornecimento de água potável, destinação do lixo, problemas referentes à distribuíção de comida se tornam relativamente pequenos em comparação aos desrespeitos cometidos pelo Estado contra direitos básicos como à vida, à liberdade e à dignidade da pessoa humana.